EAD ShimmieOn

Revista Shimmie. Edição 39

Criando Coragem

 

A revista Shimmie sabe da responsabilidade que tem nas mãos. Não só somos a principal publicação em dança oriental árabe no país, como temos centenas de profissionais e amadores nos acompanhando, por papel e, principalmente, pela Internet. Portanto, lidamos com muito carinho e cuidado na hora de escolher nosso assunto de capa (e todo o conteúdo da revista), norteando assim o que esperamos gerar: frutíferas discussões e a evolução do mercado como um todo.

Para este bimestre, não só selecionamos um tema de urgente discussão – Criação – como também tentamos dar ferramentas e inspirações para que você também se jogue neste mercado, que é feito por nós e para nós – vamos assumir a responsabilidade coletiva sobre melhorar as condições de trabalho, proporcionar o aparecimento de novos nichos, pulverizar o ensino da dança oriental no país? Tratar do “mercado” como “aquele cara lá”, num distanciamento fantasioso, não é produtivo para ninguém. Tem espaço, sim, para você e suas ideias!

Ninguém melhor para representar este tema que a nossa capa nacional, Cristina Antoniadis. A Cris é praticamente uma “acadêmica” da dança – foi educada sob a cultura oriental e assim segue sua filosofia de vida – e nos aponta como se mostra cada vez mais urgente criar novas oportunidades, novos conceitos e novos modelos de se pensar, entender e apresentar a dança. E digo mais: novo aqui nada tem a ver com inovações técnicas (necessariamente). É olhar e agir corajosamente sob uma nova perspectiva.

E falando em coragem, o que dizer de Angela Cheirosa, que vem de Camaçari, Bahia, diretamente para a capa estadual da Shimmie? Esta mulher forte, guerreira, fez de “um limão uma limonada” e, nos braços da dança, refez sua vida após uma tragédia pessoal. E mais lindo do que isso? Tomou as rédeas (olha a coragem aí de novo…) e resolveu transformar a vida das mulheres de sua comunidade, muitas vítimas de violência doméstica e/ou pobreza, através da nossa arte. Além de estrelar, orgulhosamente, a primeira capa negra da Shimmie. Todo o respeito do mundo pela sua história, que você confere aqui!

No mais, devore o resto de sua revista, toda permeada pela Criação. Para mudar, criar, inovar, recriar, ousar, precisamos estudar, nos avaliar, escutar o outro e escutar a nós mesmos. E é claro, coragem, muita coragem. Conte conosco sempre.

 

Um beijo,

Paty Saad

1
Revista Shimmie. Edição 39

Seja o primeiro a adicionar uma avaliação.

Por favor, entrar para deixar uma avaliação